Logomarca do evento

CBGAP: painel debate ações para aumentar a disponibilidade de água nos Municípios

06112019 Sarah Sala 2 MarckCastro"Como garantir a segurança alimentar com o uso eficiente dos recursos naturais”. Com esse questionamento, a diretora de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mariane Crespolini, abriu o painel que debateu ações para aumentar a disponibilidade de água nos Municípios. 

 

Mariane destacou que a disponibilidade de água está diretamente ligada às questões do solo e, sobre isso, apresentou dados da área de conservação no Brasil, que é de 67%, bem como o papel do produtor rural como um grande conservacionista. Além disso, detalhou dois programas do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC). “O plano prevê sete programas. Eu destaco a integração e a recuperação das pastagens e a geração de renda e resiliência para o produtor rural como dois fundamentais. Agricultura irrigada é segurança alimentar”, concluiu. 

 

Sobre a irrigação, o representante da CNA, Gustavo Goretti, responsável pela área de irrigação e gestão de recursos hídricos, falou sobre o potencial da irrigação no aumento da disponibilidade hídrica nos Municípios. “A irrigação proporciona aumento de empregos, do potencial de irrigação e baixo custo. O setor rural é o principal fornecedor de alimento e água para as cidades. Água é sinônimo de desenvolvimento”, destacou. 


O Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária se encerra na quinta-feira, 7 de novembro.

 

Por Sarah Buogo 

Fotos: Marck Castro

Da Agência CNM de Notícias

Apoio institucional:
Sebrae
Patrocínio:
Banco do Brasil
Realização:
Organização:
Agência oficial:
Apoio:

Local do evento:
CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil
Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 Cj 63, Lote 50 - Asa Sul - Brasília/DF
Veja aqui no mapa

base do rodapé